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Desmistificando o marketing

  • Foto do escritor: juliaagenciajaf
    juliaagenciajaf
  • 10 de jun.
  • 4 min de leitura

Se você é daquele tipo de pessoa que revira o olho quando escuta alguém falando sobre marketing, calma! Fica aqui, porque nesse texto vamos desmistificar o mau uso do termo e te mostrar que ele não é nenhum bicho de sete cabeças


No texto anterior falamos sobre branding, uma parte essencial na construção de uma marca. Agora, depois de tudo definido e estabelecido, a marca precisa de divulgação, afinal, ela não se torna conhecida da noite para o dia. E é aqui que aparece a função de um dos principais pilares na administração de uma marca: o marketing. 

Tenho certeza que você já ouviu a palavra marketing. Nos dias de hoje, acredito ser praticamente impossível que alguém não a conheça e não saiba, mesmo que bem por cima, o que significa. Na era das mídias sociais, o marketing está se tornando mais presente do que nunca, ganhando até mesmo um tom pejorativo em alguns casos. A palavra “marketing” acaba tendo uma conotação feia, para falar o português claro, e é vista com maus olhos para quem a vê de fora.

Nosso trabalho aqui é desmistificar tudo isso e tirar essa má impressão que o público tem do termo! Afinal, é uma ferramenta muito importante e essencial na divulgação e apresentação de uma marca para o mercado. 

Bora saber mais?


Origem

Acho que deu pra perceber que eu curto um contexto histórico da coisa, né? Prometo ser rapidinha!

O coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio, Marcelo Boschi, em entrevista à Forbes, afirmou que o primeiro registro da palavra ‘marketing’ é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos. O conceito do marketing é uma herança da Revolução Industrial (ocorrida entre os séculos 18 e 19), mas se sabe que a prática existe, em suas formas mais primordiais, desde a Antiguidade.

Em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing moderno”, lançou o livro “Administração de Marketing”, introduzindo conceitos fundamentais e que usamos até os dias de hoje, como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.

Terminando a parte histórica e voltando ao presente (falei que ia ser rapidinha!), é notável como o conceito de marketing manteve sua importância e relevância para o mercado ao longo de tantos anos. Tendo, claro, suas devidas evoluções e transformações com cada vez mais estudos e especialistas no assunto surgindo!

O marketing é sim um tema complexo que exige estudo e dedicação, mas o que queremos mostrar aqui é que não é nenhum bicho de sete cabeças impossível de ser compreendido. Tudo sem papas na língua, claro!


Por que investir em marketing?

A resposta pode parecer óbvia, mas não é! Aqui, talvez seja muito fácil cair em um erro comum: investimos em marketing porque ele gera vendas.

O marketing não gera as vendas diretamente. O que ele faz é gerar desejo e vontade no consumidor, o que, sim, pode resultar em vendas. Um exemplo simples: sabe quando você vê aquela propaganda de um restaurante - seja um comercial, banner, foto ou vídeo - mostrando um prato da casa e fica com água na boca? Essa propaganda foi pensada pela equipe de marketing justamente para te causar essa sensação de água na boca e te estimular a ir até o restaurante para comer. O marketing não gerou a venda propriamente dita, mas sim o estímulo e a vontade do consumidor.

Esse processo envolve muito estudo, planejamento e um dos mais importantes pilares do marketing: o posicionamento estratégico. Ele nada mais é do que a forma como uma empresa quer ser percebida no mercado, ou seja, a imagem que ela quer transmitir. Coisas como público alvo, pontos fortes e de destaque e qual a mensagem que se deseja transmitir são pontos essenciais para que se defina o posicionamento estratégico de uma marca. Tudo isso, claro, gera um valor para o produto ou serviço que você está ofertando.

Lá em 1967, Philip Kotler identificou isso e apresentou sete estratégias de posicionamento chamadas de posicionamento específico, que permitem às marcas a identificar qual a melhor direção a ser seguida, são elas:

  • Posicionamento baseado no valor;

  • Posicionamento baseado em necessidade;

  • Posicionamento baseado em acesso;

  • Posicionamento baseado em concorrência;

  • Posicionamento baseado em categoria;

  • Posicionamento baseado em preço/qualidade;

  • Posicionamento baseado em uso/aplicação em específico.


Entender qual é a melhor estratégia para seu negócio é com certeza um meio de desenvolver as melhores ações para se posicionar no mercado de forma mais segura e objetiva!


Marketing de conteúdo

Chegamos no fatídico momento de falar sobre o uso das redes sociais. Aqui, é muito importante esclarecer que o marketing de conteúdo é apenas uma parcela do todo. As redes sociais são, sim, uma das principais ferramentas para o marketing, mas não é a única. O marketing também tem diferentes pilares que são essenciais em serem trabalhados em conjunto para garantia de potencial sucesso.

A boa administração das páginas de redes sociais de uma marca pode implicar em bons resultados quando falamos de marketing, já que as mesmas permitem uma comunicação ampla e direta com seu público alvo. Isso, consequentemente, gera um relacionamento com o cliente, que estará interagindo em tempo real com as publicações da marca!

Além disso, as plataformas também oferecem métricas detalhadas (alcance, engajamento, cliques, conversões etc.), permitindo ajustes constantes nas estratégias de marketing com base em dados reais.

Percebem como, hoje em dia, as redes sociais desempenham um papel muito importante na estratégia de marketing, mas não é o único? É impossível pensar em estratégias de marketing para uma marca tendo como único foco as redes sociais, porque estas também dependem de outros conceitos e ideais aplicados para que forneçam bons resultados. No mundinho do marketing, nada caminha sozinho!


Bibliografia

Claro que em um singelo texto de blog (que de singelo não teve nada), não íamos conseguir abranger o marketing em sua totalidade. É um assunto extenso e, por isso, separamos aqui alguns materiais que consideramos essenciais para se aprofundar no tema! Se você se interessou, segue a lista de alguns:

  • “Administração de Marketing”, de Philip Kotler;

  • “Desmarketize-se”, de João Branco;

  • “A Magia do Império Disney” de Ginha Nader;

  • “A (R)evolução do Branding, de Ana Couto.

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